Celina Molinari – Arquitetura e Interiores
HOME » Quarto Infantil Montessoriano

Quarto Infantil Montessoriano

31 de janeiro de 2017

Tive o prazer de projetar um quartinho montessoriano para uma nenenzinha muito especial e gostaria de compartilhar o conceito com vocês. Trata-se de um conceito diferente de quarto de brinquedos para as crianças de todas as idades! O objetivo é oferecer para a criança um espaço em que tudo esteja ao alcance dela, de modo que ela seja “independente” naquele espaço, desenvolvendo sua autonomia com segurança e liberdade.

Esse método foi criado pela educadora italiana Maria Montessori no início do século XX. A ideia é estimular a autoeducação através de um espaço interativo e seguro.

Vou explicar usando o conceito do projeto que elaborei: nesse espaço funcionava uma sala de TV, portanto existia muitas tomadas para os equipamentos eletrônicos. Sendo assim, foi projetado um painel de madeira de fora a fora nessa parede para esconder as tomadas e fios e possibilitando que os aparelhos ficassem em cima (fora do alcance da pequena). Além disso, a intenção do painel é colocar uma fita de LED RGB (aquela que muda de cor) atrás dele. Dessa forma criamos uma iluminação mais lúdica para o espaço, e através das diferentes “cenas” feitas com as cores do LED, conseguimos deixar o ambiente mais divertido e interativo.

Como esse quarto não é onde a neném iria dormir, no lugar da cama, pensei em usar futons coloridos, que podem ser empilhados e distribuídos no ambiente livremente. Dessa forma, a criança poderia interagir com os futons também! Mas poderia-se pensar em usar a cama mesmo, se fosse o caso de se tratar do próprio quarto da criança.

Foi também delimitado um espaço para colocar um espelho, que vai até o chão para ela se ver engatinhando; e foi colocada uma barra de apoio para ela ser estimulada a ficar em pé e começar a dar seus primeiros passos. Essa barra pode ser colocada em diferentes alturas para que , a medida que a criança for crescendo, essa barra possa ficar mais alta. Para facilitar a instalação dessa barra, e não ficar furando a parede de tempos em tempos, foi usado um sistema tipo varão de cortinas.

Outro detalhe é para a variação de textura no chão. Pensei em trabalhar com um tapete grande e, sobreposto a ele, um tapetinho de graminha sintética. É interessante variar as texturas para estimular os sentidos da criança!

Também foi criado um “cantinho de leitura” para ir criando interesse e gosto pela leitura!

Tem também o cantinho dos brinquedos, onde tem o tapete de grama. Essas caixas podem ser empilháveis também e tem os cantos arredondados para não bater e machucar!

A intenção foi o espaço ficar bem interativo e divertido! Ao mesmo tempo organizado também, para a criança saber que tem a hora de ler, de brincar, de dormir e ela já vai se habituando a deixar cada coisa no seu lugar!

 Maquete NOVA 02
 Quartinho Montessoriano (1)

Quartinho Montessoriano (2)

Quartinho Montessoriano (4)

Quartinho Montessoriano (5)

Quartinho Montessoriano (6)

Quartinho Montessoriano (7)

Espero que gostem do conceito do quarto Montessoriano. Eu particularmente achei fantástico!

VEJA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *