Celina Molinari – Arquitetura e Interiores
HOME » Diferenças entre Revestimento Cerâmico e Porcelanato

Diferenças entre Revestimento Cerâmico e Porcelanato

23 de dezembro de 2015

São muitas as dúvidas na hora de escolher o revestimento ideal para o seu espaço. Um questionamento muito frequente é em relação à diferença entre peças cerâmicas e porcelanato. Afinal, qual a principal diferença entre elas?

A principal diferença é a composição: no porcelanato temos uma mistura de porcelana e minerais; nos cerâmicos há 70% de argila e outros minerais.

O porcelanato tem pouca absorção de água (quase zero) isso ocorre por causa do processo de queima da peça que é feita em 1250º C, enquanto que a peça cerâmica é queimada em uma temperatura de 850ºc. A resistência é diretamente ligada à questão da queima. Por isso o porcelanato é mais resistente e você pode perceber isso só de pegar a peça: o porcelanato é bem mais pesado (consistente) do que a cerâmica. Daí concluímos que quanto maior a resistência, menor a absorção de água.

Para distinguir uma peça da outra é só olhar o fundo dela. Se ela tiver uma cor terra (chamada base vermelha) , trata-se de um piso cerâmico. Já a porcelana terá uma cor branca ou bege.

Diferenças entre porcelanato e ceramica

Nos pisos Cerâmicos esmaltados, existe um índice de resistência que nós chamamos de PEI que vai do 1 ao 5. Quanto maior o número, maior a resistência. Esse índice está diretamente ligado à sua resistência à abrasão. Para escolher o piso cerâmico adequado é necessário saber: onde será instalado? Qual tipo de fluxo (pessoas, veículos)? Com qual frequência será usado? Em ambientes comerciais, por exemplo, que têm um maior fluxo de pessoas, exigem um piso com PEI 4 ou 5.

Segue abaixo algumas instruções sobre PEI e seus locais de uso:

PEI 1 – Baixa Resistência: Para usos residenciais, em locais que não exige limpeza pesada e constante. De preferência em locais onde se anda descalço ou com chinelos como quartos.

PEI 2 – Resistência Média: Ambientes residenciais onde geralmente caminha-se com sapatos mas tabém com baixo fluxo de pessoas. Não é indicado para cozinhas e entradas;

PEI 3 – Resistência Média/Alta: Podem ser utilizadas em pisos de ambientes internos residenciais como cozinhas, corredores, halls, sacadas e quintais. Estas cerâmicas não devem ser utilizadas em locais que tenham areia, ou outros materiais mais duros que esta, como sujeira abrasiva;

PEI 4 – Alta Resistência: este é um piso que resiste ao alto tráfego e pode ser utilizado tanto em áreas internas, como externas. Exemplos: residências, garagens, escritórios, restaurantes, lojas, bancos, entradas, caminhos preferenciais, vendas e exposições abertas ao público e outras dependências.

PEI 5 – Altíssima Resistência (e sem manchas após abrasão): Este piso é ideal para áreas externas. Pode ser utilizado em residências, áreas públicas, shoppings, aeroportos, padarias e fast-foods.

Piso Cerâmico Piso Porcelanato

Para pisos porcelanatos a resistência é sempre alta, porém é muito importante estar atento para os usos dos espaços. Por exemplo: existem pisos ideais para áreas externas; outros que são mais indicados para áreas de piscina (que seja mais áspero e anti-derrapante). Esse mesmo piso, porém, não é indicado para garagens e locais onde há tráfego de carro, pois devido à sua textura mais áspera, podem ficar marcas de pneu.

Encontramos no mercado o porcelanato polido, que é o brilhante. Ele pode ser usado no piso e na parede, porém não é indicado para área externa. O porcelanato natural (fosco) também pode ser usado como piso ou revestimento de parede e, em muitos casos também pode ser usado em áreas externas.

Espero que tenha ajudado vocês!

9 respostas para “Diferenças entre Revestimento Cerâmico e Porcelanato”

  1. Alê disse:

    Em paredes pode ser usado cerâmica ou somente porcelanato?

    • Celina disse:

      Olá!
      Pode ser utilizado tanto a cerâmica quanto o porcelanato na parede. A vantagem do porcelanato é que, por ser menos poroso, acaba sendo mais durável.

  2. Eu adorei esse site. Muito conteudo de qualidade. Parabens

    • Celina disse:

      Muito Obrigada Fico feliz que tenha gostado!

      • Jessie disse:

        on 1. Juni 2012 Whats up very nice web site!! Man .. Excellent .. Amazing .. I will bookmark your website and take the feeds al8â&€¦Io#s217;m satisfied to seek out numerous useful info here within the post, we need work out more techniques in this regard, thank you for sharing. . . . . .

  3. Muito bom seu site. Conteudo de valor. Me ajudou bastante.

  4. PORCELANDO disse:

    BEM INTERESSANTE ESTE ARTIGO VOU VOLTAR AQUI DE NOVO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *