Celina Molinari – Arquitetura e Interiores
HOME » Tipos de Piscinas

Tipos de Piscinas

9 de outubro de 2015

O calor vem se aproximando e ter uma piscina em casa torna-se desejo de muitas pessoas! Porém a construção de uma piscina deve ser bem planejada e executada por profissionais especializados para evitar problemas futuros.

Elaborei esse post esclarecendo algumas dúvidas frequentes de clientes. Espero que ajudem vocês!

TIPOS DE PISCINAS:

1. Concreto Armado:

É a melhor opção em termos de resistência e durabilidade, além de valorizar o imóvel. Esse tipo de piscina possibilita a criação de diversos formatos, revestimentos e paginações. Graças a sua resistência, é quase impossível aparecer fissuras ou tricos e pode ser instaladas em terrenos não tão firmes, no entanto sempre é importante fazer um estudo do solo. É importante também ressaltar a necessidade de impermeabilização da face interna das paredes da piscina.

O custo é mais alto do que os outros tipos e o tempo de execução gira em torno de 60 dias, dependendo do tamanho. A manutenção é simples, basta manter a água limpa e filtrada para evitar manchas no revestimento.

Piscina Concreto Armado

Desenho esquemático

Residencia-MZ-16-850x638

 

b7b004fa55deac0cbf337baaedede6a2

revista-dcasa-31

2. Alvenaria Estrutural:

Também muito resistente e durável (vida útil de aproximadamente 15 a 20 anos, enquanto a de concreto armado gira em torno de 50 anos). Esse tipo de piscina exige um terreno firme, pois a movimentação do solo pode causar fissuras na estrutura.

Pode ser feita em diversos formatos e receber diferentes revestimentos (azulejos, pastilhas de cerâmica, de porcelana ou de vidro). A impermeabilização é fundamental no processo de construção, pois influencia diretamente na durabilidade e resistência do produto final. Possui um custo mais acessível do que as piscinas de concreto armado (cerca de 20% mais barata); o tempo de execução é aproximadamente o mesmo (60 dias) e a manutenção também é simples, basta manter a água limpa e filtrada para evitar manchas no revestimento.

Piscina Alvenaria Estrutural

Desenho esquemático

Wahroonga-House-02-850x567 (1)

6b2bf1e58ea882ad270a1b968300a6a0

006-house-french-riviera

3. Vinil:

É prática e rápida de instalar. Possui uma variedade muito grande de estampas. O ponto forte do vinil é a impermeabilidade (superior ao azulejo), já que o próprio material é o elemento impermeabilizante da estrutura de alvenaria. A estanqueidade e o acabamento são garantidos por um laminado sintético de PVC instalado sobre a estrutura. Mesmo o vinil sendo um material impermeável, é importante que haja impermeabilização antes de aplicá-lo.

A manutenção é simples, pois o acúmulo de sujeira é menor do que os outros tipos de piscinas, já que a superfície é lisa e não possui rejuntes.

Piscina de Vinil

Desenho esquemático

Vinil (2)

Vinil (1)

4. Fibra de Vidro:

Esse tipo de piscina pode ser instalada em menos de cinco dias! O valor do investimento é próximo ao que se gasta com uma piscina de Vinil, porém a manutenção deve ser dada pelo menos a cada 10 anos, renovando a pintura do gel coat. O tamanho e modelo podem ser trocados com facilidade.

Deve-se estar atento às condições do terreno. Não é indicado instalar piscina de fibra de vidro em terrenos com aterros.

Para evitar o aparecimento de bolhas, a piscina deve ser fabricada com barreira química, aplicada junto ao gel coat.

Piscina fibra vidro

Desenho esquemático

Fibra de Vidro (1)

Fibra de Vidro (2)

Para a escolha da piscina ideal para sua casa, é essencial consultar um profissional especializado, pois é importante analisar o tipo de solo, a declividade do terreno e a estrutura  necessária para que você tenha a piscina dos seus sonhos!

6 respostas para “Tipos de Piscinas”

  1. Freire disse:

    Parabéns pelo artigo, isso vai ajudar muito.

  2. Ribeiro disse:

    Piscina é lazer e saúde, mante-la sempre equilibrada é importante para o conforto dos banhistas. Parabéns pelo artigo.

  3. Freire disse:

    Excelente artigo, parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *