Celina Molinari – Arquitetura e Interiores
HOME » Hospital Padre Albino

Hospital Padre Albino

8 de junho de 2015

Projeto de Reforma e Revitalização do Hospital Padre Albino de Catanduva. Projeto não executado.

As principais exigências feitas para esse projeto eram: criar um visual limpo, eliminando vagas de estacionamento e valorizar a entrada do Hospital.

A princípio, optei por não eliminar totalmente as vagas de estacionamento, visto que há uma deficiência de vagas para estacionar nas proximidades do Hospital. Apenas eliminei as vagas da frente da entrada, atendendo à exigência.

A cor escolhida para a fachada, é padrão do Hospital.

Hospital - Institucional (5)

Para valorizar a entrada, optei por criar dois lances de escada, com um patamar largo entre eles. Pelo formato curvo da rampa de acesso dos automóveis, o paisagismo criado parece envolver a entrada, valorizando-a ainda mais e ressaltando a simetria da fachada.

Hospital - Institucional (4)

Como pode ser visto na imagem a seguir, a fachada é composta por três blocos: o primeiro mais alto, o do meio (que corresponde a entrada) mais baixo  e o terceiro intermediário.

Como partido arquitetônico, a ideia foi destacar a horizontalidade do bloco do meio em relação aos outros dois, por meio da iluminação, que seria feita com fitas de Led nas faixas horizontais criadas a partir de um ressalto no reboco. Como primeiro volume já possuía elementos de concreto na vertical, a intensão seria valorizar a verticalidade dele através também da iluminação, desta vez feita com “Up Lighting”, utilizando spots direcionando a luz para cima em fachos verticais.

Para o terceiro volume, criei elementos horizontais (assim como no bloco central) e a iluminação seria feita apenas no paisagismo rente à base do volume.

A temperatura de cor das lampadas seria: branco quente para a vegetação, e branco frio para a iluminação da fachada. Essa mistura de temperaturas de cores dá mais movimento à fachada, fortalecendo o diálogo do edifício com o entorno.

Hospital - Institucional (3)

Hospital - Institucional (2) Hospital - Institucional (1)

Levantamento Fotográfico Antes:

DSC05749 DSC05744

 

DSC05777 DSC05770

 

VEJA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *